terça-feira, 3 de novembro de 2009

YOUTUBE: TRANSMITA VOCÊ MESMO!


Pedro, Stefhany, Jeremias... Quem são essas pessoas? Até outro dia mesmo, eram simples desconhecidos no meio da multidão. Continuariam anônimos se, por uma razão do destino (e da tecnologia), alguém não estivesse com uma câmera na mão e um acesso à internet na hora certa e no lugar certo. Por esse motivo, Pedro virou “Pedro do chip”, Stefhany virou a “linda e absoluta do CrossFox” e Jeremias se transformou em “Jeremias muito louco”. Esses três ex-anônimos tiveram suas vidas mudadas do dia para a noite. Por quê? Porque apareceram no YouTube.

Lançado em dezembro de 2005, o YouTube (que em uma tradução livre significa Você TV, já que tube é gíria para televisão), é um site que funciona como uma comunidade onde seus usuários podem disponibilizar vídeos em formato digital. Seus criadores tinham como objetivo criar um espaço em que as pessoas pudessem compartilhar seus vídeos com o mundo.

No início, as produções geralmente envolviam coisas bizarras e/ou engraçadas feitas de maneira bastante amadora (normalmente de celulares ou câmeras compactas digitais). Era gente gravando os primeiros passos do filho, o aniversário de 90 anos da bisavó, o tombo de bicicleta do amigo, gente fazendo paródia de grandes clássicos do cinema, gente criando histórias sem pé nem cabeça e gente fazendo vídeo de si mesmo para alcançar os “15 minutos de fama”. Ou melhor, os “2GB de fama”, já que esse é o tamanho de vídeo que o YouTube suporta!

Hoje, ainda se encontra (e muito!) esse tipo de conteúdo, mas, com as parcerias firmadas com grandes grupos de comunicação, como CBS, NBC, BBC, Warner Music e Sony Music, o YouTube se tornou um espaço em que se pode encontrar, também, desde vídeos de instrução até debates políticos. Em 2007, usuários do site gravaram perguntas em vídeo e o canal de televisão CNN mostrou algumas delas durante o debate entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos.

Seja para auxiliar ações de grandes empresas de comunicação, seja para apenas divertir as pessoas, a questão é que o YouTube já faz parte de nosso cotidiano. Se você não viu aquele lance do jogo de futebol de quarta-feira, é só “jogar” as palavras-chave em “pesquisar” que você acha o vídeo em poucos segundos. Não deu para assistir ao eletrizante último capítulo da novela das oito? Relaxa! É só ir em “vídeos em destaque” que você com certeza vai achar. O fato é que o YouTube parece oferecer espaço para todos e para tudo, da superprodução hollywoodiana à gravação mais caseira e amadora do mundo. Dona Sônia que o diga!

2 comentários:

Carlos d'Andréa disse...

Esse do chip eu não conhecia. Loucura!

Fernanda Reis disse...

Pois é, Carlos! Esse vídeo é hit no YouTube e o Pedro já até apareceu no Fantástico! Rs!