Alguma vez você já deixou de gravar um arquivo porque seu disquete não tinha mais capacidade de armazenamento? Ou então não pegou aquelas músicas com o seu colega porque o único CD que você tinha em mãos já estava cheio e não era regravável? Pior ainda, você já perdeu algum trabalho por ter salvo tudo no e-mail e, na hora de imprimir, a internet caiu? Se você já passou por alguma dessas situações, certamente é porque não tinha um pen drive. Esse dispositivo tão usado hoje em dia substitui o disquete, o CD e o uso de e-mail para armazenar informações, tudo em um aparelhinho minúsculo, que cabe no estojo e até no bolso! O modelo ao lado, por exemplo, é minúsculo, mas pode armazenar até 8GB. (Imagem presente no site http://www.rumo.com.br/)
Essa tecnologia portátil, também chamada de Memória USB Flash Drive, surgiu nos anos 2000, tendo como criadoras as empresas Trek Technology e IBM. Na época de seu surgimento, o pen drive tinha uma capacidade de armazenamento que girava em torno de 32MB, o que já era um grande avanço diante da capacidade dos disquetes: 1,44 MB de memória. Um pen drive poderia substituir 22 disquetes, nessa época. Hoje em dia, já é possível encontrar pen drives com 32 GB de memória. Essa elevada capacidade pode ser um auxílio para não sobrecarregar a memória do computador.
Muito utilizado para guardar documentos, fotos, vídeos, filmes, músicas, enfim, qualquer arquivo, e com a vantagem de poder transferi-los para qualquer computador, os pen drives conquistam cada vez mais espaço no mercado. E as empresas produtoras não param de trazer novidades. Já existe até pen drive com leitor biométrico, que só copia e armazena dados a partir da leitura de uma parte do corpo de seu proprietário. Quanto aos modelos, então, nem se fala. Hoje os pen drives podem ser personalizados, em forma de rabo de gato e de comida (por incrível que pareça) e até mesmo ter uma forma especial para presentear a namorada, como este pen drive em forma de coração. Confira mais modelos interessantes no Blog Tecnosfera, do jornal O Povo Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário