quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O QUE ESTAMOS INVENTANDO

Imagine Viver Sem computador, celular, máquina de lavar, ferro de passar roupa, fogão a gás, relógio, televisão, rádio, geladeira, micro-ondas etc. Hoje em dia parece impossível viver sem essas invenções que trazem praticidade e conforto à nossa vida.

Mesmo usando esses objetos diariamente, muitas vezes não conhecemos sua história. Nossa intenção aqui é trazer informações sobre a criação do invento, a época em que foi desenvolvido e as mudanças que causou na sociedade a partir de seu uso.

O Imagine Viver Sem vai abordar esses temas através de depoimentos de usuários e de entrevistas com estudiosos no assunto. Os depoimentos serão sobre o impacto que certa invenção teve na vida de alguém a partir do primeiro contato com a novidade. Também será relatada a importância que essa novidade ainda tem no cotidiano dessa pessoa. Já o estudioso vai falar sobre o contexto histórico da época em que o invento surgiu, bem como as transformações geradas na sociedade. Os depoimentos e entrevistas vão aparecer em forma de texto ou de áudio (podcast).

As imagens utilizadas nas postagens serão retiradas da internet e possuem apenas a função de ilustrar os assuntos tratados, assim como as figuras que identificam o blog (a câmera fotográfica, o rádio, o telefone, o relógio, a calculadora e as identidades visuais do Gmail, YouTube e Windows Live Messenger).

Ficou curioso para saber sobre as invenções sem as quais você não imagina viver? Então acompanhe nossas postagens, sempre às quintas-feiras, aqui no Imagine Viver Sem. O blog é produzido por Fernanda Reis, Jéssica Marçal e Mateus dos Santos, alunos do curso de Comunicação Social/Jornalismo, da Universidade Federal de Viçosa, para a disciplina Preparação e Revisão de Originais (Multimídia), mais conhecida como Webjornalismo. Se você tem curiosidade de saber como importantes inventos foram criados e adaptados ao nosso dia-a-dia, tenha certeza de que nós também vamos nos surpreender com a histórias dessas inovações que mudaram nossas vidas!

3 comentários:

M Leão disse...

muito bom, esse assunto me interessa profundandamente,vou acompanhar...

Imagine Viver Sem disse...

Que bom que você gostou! Acompanhe sim, estamos preparando postagens sobre diversos tipos de invenção.
Aguardamos seus comentários, suas sugestões. Isso só ajuda a enriquecer o blog.

Equipe Imagine Viver Sem

Gabriel disse...

Acho importante divulgar essas coisas tão presentes em nossa realidade que não saberíamos viver sem. Valeu!