quinta-feira, 17 de setembro de 2009

COMPUTADOR: O INÍCIO DE TUDO

Quem, nos dias de hoje, consegue se imaginar vivendo sem o computador? E mais: quem sabe dizer qual é sua história de criação? Essa máquina que revolucionou o século XX e mudou a vida de muita gente percorreu todo um processo de evolução para chegar aos pequenos notebooks que temos hoje. Pode-se dizer que o início de tudo é o ábaco, um calculador decimal operado manualmente. Ele é considerado o primeiro dispositivo que facilitou o processamento de informações pelo homem. Mas, para facilitar mais ainda os cálculos, Blaise Pascal (1623-1662) construiu a primeira calculadora mecânica, que poderia somar e subtrair.

O Ábaco
(Imagem retirada de doufer.com)

Dando continuidade à sequência de invenções, Charles Babbage (1792-1871), responsável por outros inventos, como o velocímetro, desenvolveu, em 1833, um computador analítico. O funcionamento da máquina se dava por meio de basicamente quatro dispositivos: o moinho, um dispositivo de entrada, o armazém e um dispositivo impressor. O moinho era uma máquina que somava com precisão de até 50 casas decimais. O dispositivo de entrada servia para ler cartões perfurados que apresentasse números (dados) e instruções para trabalhar com os dados. Esses números dos cartões ou, então, o resultado dado pelo moinho eram armazenados em um dispositivo de memória: o armazém. Os dados tinham que ter uma saída, que, no caso, era o dispositivo impressor.

Essa invenção, embora avançada para a época, acabou fracassando porque o funcionamento era à base de vapor e as peças eram fabricadas manualmente. Mesmo assim, Babbage é considerado o precursor do computador. Estamos falando da máquina, porque quanto ao software a precursora é a matemática Ada Augusta Byron, que ajudou Babbage na construção do dispositivo. Mas isso é assunto para outras postagens.

O Colossus
(Imagem retirada de netangola.com)

Após uma série de evoluções, chegou-se ao primeiro computador eletrônico programável – o Colossus. Criado em 1943, época em que o mundo era palco da Segunda Grande Guerra (1939-1945), a máquina desenvolvida por Alan Turing foi usada para criptogafar dados e quebrar códigos. Para a época, isso simbolizou um grande avanço e auxiliou nas estratégias bélicas dos países envolvidos no conflito.

Desde então, o computador não parou de evoluir. A primeira versão eletrônica digital de grande porte foi apresentada ao mundo em 1946, por John Mauchly e J. Presper Eckert. O
ENIAC, Eletronic Numerical Integrator and Calculator, tinha por finalidade efetuar cálculos balísticos para o exército. Só para se ter uma noção do tamanho, ele ocupava uma superfície de 167m², pesando 27 toneladas.

O ENIAC
(Imagem retirada de explora.cl)

Pensando no tamanho dos computadores portáteis existentes hoje em dia, fica difícil acreditar que um dia essas miniaturas tiveram esse tamanho todo, mas tiveram! Independente do tamanho, o computador sempre representou um avanço para as sociedades que acompanhavam as etapas de seu desenvolvimento, levando praticidade ao cotidiano das pessoas. Na próxima postagem apresentaremos os impactos que esta invenção causou na época em que foi apresentada à sociedade, através de depoimentos pessoais e do ponto de vista de um especialista.

Abaixo segue um vídeo que apresenta a história do computador contada em aproximadamente cinco minutos. Assista e confira mais detalhes sobre a história de criação desse invento que, para a sociedade moderna, é difícil imaginar viver sem.

(O vídeo foi retirado do site YouTube)

Um comentário:

Anônimo disse...

O video é muito legal e interessante