terça-feira, 24 de novembro de 2009

NEM CARTA, NEM E-MAIL, CHEGOU A VEZ DO MSN!

Embora na vida de muita gente as cartas enviadas e recebidas pelos Correios ainda sejam um importante meio de comunicação com amigos e parentes, para aqueles que possuem telefone ou computador com acesso à internet, depender dos carteiros já era. Nada como enviar um e-mail e dentro de poucos minutos receber a resposta. Melhor que isso é poder ouvir, no momento em que se fala, a voz da outra pessoa, do outro da linha, através do telefone. E que tal poder conjugar escrita e fala instantaneamente, por meio do computador?

(imagem presente no blog Simple Like That)
A chamada "comunicação instantânea" teve início com o ICQ, inventado no final de 1996 por quatro jovens israelenses. O nome vem da frase "I seek you", que em português significa "Eu procuro você". Quem já utilizou o programa sabe que, diferentemente de outros mensageiros instantâneos, no ICQ não é digitando um "nome" de usuário que se tem acesso aos seus contatos, mas sim um "número". Para encontrar os amigos e colocar o papo em dia, ele trouxe consigo um sistema de busca para realizar essa função.

Com o ICQ é possível também utilizar microfone e webcam numa conversa com áudio e vídeo. Outra funcionalidade bastante interessante diz respeito ao status do usuário: é possível mostrar aos outros que você está online, ocupado, ausente ou invisível (nesse último caso, é como se você estivesse offline para sua lista de contatos, algo bastante útil para quando não queremos ser importunados por outros quando estamos conversando com alguém especial).

(imagem presente no Blog da Adri)
Em julho de 1999, nasceria o MSN Messenger, que rapidamente faria sucesso por estar integrado ao serviço de e-mail Hotmail e por já vir junto do Windows em computadores com esse sistema operacional, atualmente o mais popular programa de mensagens instantâneas no Brasil e no mundo. Desde 2006, o MSN Messenger passou a ser chamado de Windows Live Messenger, devido à união, pela Microsoft, dos seus serviços e softwares com o Windows.

Ao longo desses 10 anos de existência, o Messenger foi incorporando várias formas interessantes de interação entre seus usuários, em praticamente uma nova versão a cada ano. Hoje é possível, por exemplo, enviar e receber emoticons e winks aos contatos (aquelas populares "carinhas" estáticas e em movimento, respectivamente), compartilhar com os outros as músicas que eu estou ouvindo pelo Windows Media Player e, também como no ICQ, manter conversas com áudio e/ou vídeo.

Com o tempo, outros comunicadores instantâneos foram surgindo. Além do ICQ e do até hoje chamado MSN, temos também o GTalk (Google Talk, de 2005), o Skype (criado em 2003), do qual falamos na postagem sobre o telefone, o Yahoo! Messenger (de 1998), o AIM (AOL Instant Messenger, de 1997, pertencente à América Online) e outros menos conhecidos. Não importa qual (ou quais) deles você mais utiliza, o importante mesmo é que esses programas permitam que você se comunique mais facilmente com quem não está, de fato, do seu lado. Alguém se imagina vivendo sem essas maravilhas da internet hoje em dia?

Nenhum comentário: