sexta-feira, 27 de novembro de 2009

UM MEIO DE COMUNICAÇÃO COM MÚLTIPLAS FUNÇÕES

Quem não se lembra das tão populares salas de bate-papo, os famosos chats, como os dos portais Terra e UOL? Contendo salas as mais variadas possíveis, categorizadas desde amigos e cidades até sexo e religiões, os chats fizeram parte da vida de muitos internautas antes que eles conhecessem o MSN (atual Windows Live Messenger). É o caso de Fernando Nardy, estudante de Comunicação Social/Jornalismo, que até 2004, quando passou a utilizar o MSN para se comunicar com seus amigos, tinha o costume de frequentar salas de bate-papo para interagir com outros internautas.

Enquanto muitos adolescentes e jovens chegam a ficar durante horas conectados à internet, para a prática de jogos considerados violentos, Fernando conta que o tempo máximo que já ficou plugado no Messenger foi cerca de 10 horas ininterruptas, entre dez horas da noite e oito horas da manhã. "Especialmente em feriados e nas férias, quando eu saio de Viçosa e vou para casa, é que eu aproveito bastante para passar a noite inteira no MSN. Conforme o horário vai avançando, o número de contatos online vai diminuindo, mas sempre sobra alguém com quem eu possa conversar", diz.

Nem só para conversar com os amigos serve o Messenger. Reunir-se com os integrantes de um grupo para organizar aspectos de um trabalho acadêmico também já foi uma das utilidades encontradas por Fernando no serviço de mensagens instantâneas. "Além de a gente ter se reunido para discutir os temas e dividir as tarefas que cada um iria fazer, eu já agendei entrevistas com alguns dos meus contatos através do MSN", lembra.

Sobre a existência de verdadeiras amizades virtuais, Fernando acredita nelas, pois ao longo dos seis anos em que está no Messenger conseguiu não somente amigos duradouros, mas algo a mais. "Em certa ocasião, eu comecei a conversar com uma pessoa de uma cidade diferente da minha. Uma afinidade tão grande surgiu entre nós que chegamos a nos encontrar pessoalmente duas vezes. Eu até 'fiquei' com essa pessoa, não foi nada tão sério, mas foi o que aconteceu", confidencia.

Se, mesmo ao morar na mesma cidade que os pais e irmãos moram, já é difícil para muitos imaginar viver sem MSN, em virtude dos amigos que vivem fora, para quem mora distante dos parentes, então, é praticamente impossível ficar sem manter contato com eles pela internet. "Aqui em Viçosa, o MSN é um importante canal de contato com meus familiares, além do telefone. Nesse caso, eu gosto de iniciar conversas com áudio e vídeo para eles se sentirem mais próximos de mim. Além de tudo isso, para mim é uma grande diversão, um lazer, um passatempo, uma forma de entretenimento bastante interessante", finaliza Fernando.

3 comentários:

Serenissima disse...

Lembro das salas do UOL. Frequentei a sala 14 dos GIFS. Nossa, aquilo lá era uma família! Fiz ótimas amizades. Mas antes do MSN, tinha o IQC, com aquele barulhinho inconfundível... uma festa para os ouvidos quando anunciava a entrada de alguém muito esperado.
Veio o MSN, imbatível, até aparecer o Skype... e assim, vai seguindo a tecnologia, sempre surgindo novas formas de comunicação.

Abraço

Serenissima disse...

Ops... o programa a que me referi era o ICQ (inverti as letras) ;)
desculpe-me

Mateus disse...

Pois é, Sereníssima, as novas formas de comunicação vão surgindo e a gente se adaptando a elas. Mesmo sentindo saudades de programas mais antigos, com certeza os novos, ao trazer diferentes modos de interação com os outros usuários, fazem com que as saudades dos anteriores passem rapidinho. Até mais.