Quem não se lembra das tão populares salas de bate-papo, os famosos chats, como os dos portais Terra e UOL? Contendo salas as mais variadas possíveis, categorizadas desde amigos e cidades até sexo e religiões, os chats fizeram parte da vida de muitos internautas antes que eles conhecessem o MSN (atual Windows Live Messenger). É o caso de Fernando Nardy, estudante de Comunicação Social/Jornalismo, que até 2004, quando passou a utilizar o MSN para se comunicar com seus amigos, tinha o costume de frequentar salas de bate-papo para interagir com outros internautas.
Enquanto muitos adolescentes e jovens chegam a ficar durante horas conectados à internet, para a prática de jogos considerados violentos, Fernando conta que o tempo máximo que já ficou plugado no Messenger foi cerca de 10 horas ininterruptas, entre dez horas da noite e oito horas da manhã. "Especialmente em feriados e nas férias, quando eu saio de Viçosa e vou para casa, é que eu aproveito bastante para passar a noite inteira no MSN. Conforme o horário vai avançando, o número de contatos online vai diminuindo, mas sempre sobra alguém com quem eu possa conversar", diz.
Nem só para conversar com os amigos serve o Messenger. Reunir-se com os integrantes de um grupo para organizar aspectos de um trabalho acadêmico também já foi uma das utilidades encontradas por Fernando no serviço de mensagens instantâneas. "Além de a gente ter se reunido para discutir os temas e dividir as tarefas que cada um iria fazer, eu já agendei entrevistas com alguns dos meus contatos através do MSN", lembra.
Sobre a existência de verdadeiras amizades virtuais, Fernando acredita nelas, pois ao longo dos seis anos em que está no Messenger conseguiu não somente amigos duradouros, mas algo a mais. "Em certa ocasião, eu comecei a conversar com uma pessoa de uma cidade diferente da minha. Uma afinidade tão grande surgiu entre nós que chegamos a nos encontrar pessoalmente duas vezes. Eu até 'fiquei' com essa pessoa, não foi nada tão sério, mas foi o que aconteceu", confidencia.
Se, mesmo ao morar na mesma cidade que os pais e irmãos moram, já é difícil para muitos imaginar viver sem MSN, em virtude dos amigos que vivem fora, para quem mora distante dos parentes, então, é praticamente impossível ficar sem manter contato com eles pela internet. "Aqui em Viçosa, o MSN é um importante canal de contato com meus familiares, além do telefone. Nesse caso, eu gosto de iniciar conversas com áudio e vídeo para eles se sentirem mais próximos de mim. Além de tudo isso, para mim é uma grande diversão, um lazer, um passatempo, uma forma de entretenimento bastante interessante", finaliza Fernando.