quinta-feira, 15 de outubro de 2009

CÂMERA DIGITAL: "APAGA E TIRA OUTRA VEZ!"

Viagens de férias com a família, aniversários dos amigos, formatura da filha, nascimento do filho... Esses são alguns momentos especiais de nossas vidas, que desejamos lembrar para sempre. É muito bom guardar momentos felizes na memória, mas eternizá-los e poder revê-los quando quiser é melhor ainda. Para que essas agradáveis ocasiões fiquem registradas, carregamos para todos os lados, sempre, nossas queridas câmeras fotográficas.

(Imagem retirada do blog TargetHD)

Atualmente, são vários os tipos, cores, tamanhos e, nos últimos anos, os modelos digitais vêm tomando conta do mercado. A popularização do acesso aos equipamentos fotográficos digitais se mostrou mais acentuada a partir do início dos anos 2000, mas a origem desse tipo de tecnologia é anterior a essa década.

A Segunda Guerra Mundial foi o período em que os Estados Unidos fizeram os primeiros estudos em se que relacionavam comunicação e tecnologia digital. O desenvolvimento das câmeras digitais começou aí. Porém, a grande investida se deu no período da corrida espacial estadunidense, durante a Guerra Fria. Foi a sonda Mariner 4, em 1965, que registrou a superfície do planeta Marte – a primeira imagem considerada digital. Essa câmera, porém, ainda apresentava alguns elementos analógicos.

(Imagem retirada do site Meio Bit)

Em 1969 o primeiro Charged Coupled Device, o CCD, (semicondutor que captura as imagens nas câmeras digitais; seria análogo ao filme fotográfico das câmeras analógicas) foi desenvolvido. Em 1975 a Kodak fez um primeiro modelo baseado no modo CCD. Embora houvesse a vantagem de a câmera não precisar de filme, o equipamento pesava quatro quilos e suas imagens eram registradas em uma fita cassete.

A câmera realmente considerada digital foi a chamada Fairchild All-Sky Camera. Ela foi desenvolvida na Universidade de Calgary, no Canadá, e foi assim denominada porque, para o processamento das imagens capturadas, usava-se um computador.

É no fim da década de 1980 que a tecnologia fotográfica digital começa a ficar mais próxima do grande público. Nos anos seguintes, a popularização da câmera digital (por conta, principalmente, da redução dos preços) cresce de maneira considerável.

A câmera digital passou a ser um objeto comum em nosso cotidiano e de grande utilidade em inúmeras situações. A praticidade do equipamento e a possibilidade de se tirar infinitas fotos e poder apagá-las sem precisar de inúmeros filmes fotográficos são alguns dos elementos que fazem da câmera digital uma invenção que hoje é difícil de imaginar vivendo sem!

Nenhum comentário: